E a segurança em Brumadinho! Como vai?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O turismo chega ao Vale do Paraopeba

Se há pouco tempo se estabeleceu uma lei que unifica o turismo brasileiro e, se foi apenas no século passado que o turismo começou a ser discutido no Brasil, era de se esperar que o turismo fosse discutido nas cidades do interior praticamente no século XXI. Nas cidades do Vale do Paraopeba está sendo assim. Aliás, em Minas Gerais está sendo assim.
Foi apenas no dia 28 de outubro de 1999, final do século XX, que foi criada em Minas Gerais a primeira secretaria de Estado para tratar exclusivamente do turismo mineiro – a Setur. Esta Secretaria foi criada com a finalidade de fomentar a atividade turística. Como Minas Gerais é um estado extenso, maior que a dimensão de muitos países e, praticamente do tamanho da França, a secretaria tratou logo de incrementar o turismo regional criando os circuitos turísticos.
O Circuito Turístico é um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional.
Para o Estado é mais fácil tratar do turismo de forma regional do que particular. Ou seja, se as cidades localizadas no Vale do Paraopeba precisam de asfalto em rodovia, asfalto em estradas de ligação de municípios, é mais fácil atendê-las unidas do que uma a uma. Normalmente, as cidades regionais têm características culturais, históricas, geográficas e econômicas semelhantes, por isso a divisão de Minas Gerais em circuitos está favorecendo o desenvolvimento turístico no Estado.
O vale do Paraopeba também está organizado através de um circuito turístico denominado Circuito Turístico Veredas do Paraopeba. Ele foi instaurado em 2001 com sede em Brumadinho e, foi reativado em novembro de 2008, também com sede em Brumadinho. O Circuito Veredas do Paraopeba fecha o ano de 2010 integrado pelas cidades de Brumadinho, Belo Vale, Moeda, Bonfim, Rio Manso, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Itaguara e Mário Campos: cidades que certamente são cidades irmãs, primas ou parentes.
O Circuito Veredas do Paraopeba foi certificado pelo Estado no dia 9 de abril de 2010. Neste dia, a secretária de Turismo, Érica Campos Drumond, informou que os municípios certificados receberão sinalização rodoviária indicando roteiros e regiões. Informou ainda que será apresentado um estudo de competitividade de Brumadinho e região, que apontará deficiências e quais pontos devem ser melhorados. As cidades estarão credenciadas a participar de feiras no mercado doméstico e um operador passará a ofertar o circuito no Brasil e no exterior. “A ideia é que o turista que vir a Inhotim, por exemplo, fique mais tempo para aproveitar as cidades do entorno”, afirmou.
Logo de posse do certificado, o Circuito Veredas do Paraopeba participou do 3º Salão Mineiro de Turismo de Minas Gerais, no MinasCentro, onde junto aos outros circuitos mineiros, apresentou as suas potencialidades turísticas ao mercado.
Entretanto, a maior parte das cidades integradas no Circuito Veredas não possui uma Secretaria para tratar exclusivamente da pasta Turismo. Brumadinho, por exemplo, que é a cidade-sede do circuito turístico implantou, pela primeira vez, em 2009, como promessa de campanha do prefeito Neném da Asa, a primeira Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. Antes, o turismo era departamento e, antes ainda, era apenas uma sigla que compunha um emaranhado de nomes de uma só Secretaria. Em 1993, por exemplo, era apenas um nome interligado a secretaria de Esportes e Lazer, que funcionava muito bem nestes segmentos, mas que não tinha incentivo municipal, estadual ou nacional, normatizado para seu desenvolvimento do turismo. Mas, a partir de 2003, o departamento do Turismo começou a engatinhar no turismo, findando 2008 com um panorama e algumas diretrizes. Agora, Brumadinho tem uma Secretaria de Turismo, é sede de um Circuito Turístico Regional e tem uma âncora turística: o Instituto Inhotim que consegue atrair mais de 10 mil visitantes, em um só feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário