E a segurança em Brumadinho! Como vai?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Brumadinho e o turismo de base comunitária

Desde 2008 que os empresários de Brumadinho começaram a se reunir para a formação de uma rede turística em Brumadinho e cidades do entorno, através de iniciativa da Diretoria de Inclusão Social do Inhotim.
Os grupos já participaram de curso de Marketing e Turismo, realizado pelo Senac na pousada Vista da Serra em Casa Branca e também de encontros para discussão de mudanças e inovações. A proposta destes encontros é oferecer para esse grupo seminários temáticos que discutam assuntos pertinentes ao setor turístico. Em um segundo momento, houve a realização de um intercâmbio de experiências, com a visita do grupo de empresários a outros destinos turísticos.
Para o coordenador do Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento do Senac, Vinícius Márcio Horta, "uma localidade só é interessante para o turista se for interessante para sua comunidade. Sob a ótica da economia, o destino turístico é um produto e, portanto, temos que estar preparados para receber o turista".
É aí que entra o turismo de base comunitária que é o que as comunidades têm para apresentar ao turista. E Brumadinho tem uma ampla bagagem em base comunitária. Os povoados quilombolas têm cultura, história, gastronomia, com suas danças e crenças e costumes particulares e comunitários que são grandes atrativos turísticos.
Os distritos e os povoados de Brumadinho também têm suas particularidades desenvolvidas no âmbito da comunidade que também devem ser exploradas. Córrego do Feijão tem sua comida típica. Conceição de Itaguá tem tradição em confecção de calçados manuais. E, assim por diante. Os restaurantes espalhados pelas comunidades do interior procuram enfatizar estas particularidades do município e, os que fazem isso estão se dando bem.
O turismo de base comunitária é a valorização do que a comunidade tem para apresentação ao público. Esta valorização tem que partir através da própria comunidade.
No Instituto Inhotim foram realizados dois seminários de Turismo de Base Comunitária neste ano de 2010.
Através do trabalho das lideranças no assunto turismo em Brumadinho já é possível notar uma diferença na cidade. O turismo é um alvo que está unindo os segmentos. Brumadinho já recebe turistas em seu território, já tem agência de turismo fazendo roteiros e explorando roteiros, já está com cidades interligadas através de Circuito, já possui uma rede de empresários que estão se entrosando, já possui uma âncora turística e o principal: tem uma Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Agora é esperar para que as estratégias sejam efetivadas até 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário