E a segurança em Brumadinho! Como vai?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A Descoberta do turismo na encosta da serra

Por Marcela Azevedo – HT Operadora de Turismo

É sempre assim. À medida que você vai saindo de Belo Horizonte pela Rodovia BR 040, sentido Rio de Janeiro... fica bem ali, como diz todo bom mineiro...
Por este caminho, encontramos três entradas: Casa Branca, Piedade do Paraopeba e Encosta da Serra. Matas preservadas, clima ameno e serras cheias de nascentes.
Estamos falando de Brumadinho, um município localizado à 60km de Belo Horizonte que guarda muita história, natureza e arte.
Descobri-la é tarefa das mais simples e gostosas. A diversidade de atrativos e paisagens do município revela várias atividades turísticas para todos os tipos de público.

Piedade do Paraopeba

A vila setecentista é um dos povoados mais antigos de Minas. Está ao pé da Serra da Moeda, cercada de uma natureza bela e generosa. Formou-se em decorrência de bandeiras que cruzaram o Vale do Rio Paraopeba em busca de metais preciosos e da sonhada Serra das Esmeraldas, que nunca foram encontrados. Piedade do Paraopeba é um recanto tranquilo de Brumadinho. A Praça da Matriz, uma rua principal e algumas ruelas perpendiculares formam o pequeno e modesto vilarejo, apropriado aos que buscam descanso em lugares assim. Alguns casarões coloniais de fachada ainda original testemunham parte de sua memória histórica. Há também uma pequena capela, da mesma época da Matriz, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, provavelmente de origem na confraria dos escravos do lugar. Mesmo tendo perdido suas características setecentistas, a capela ainda conserva os acessos e parte dos muros em pedra que a cercam. É ali que ocorrem, em outubro, os festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.
Gente simples e acolhedora, uma parte dedica-se à extração do minério de ferro, outra cultiva frutas, mantém criações e produz alimentos e bebidas, e há os que modelam peças em cerâmicas, confeccionam tapetes, bordam, fazem tricô e outros trabalhos manuais. Escola, posto de saúde, casa paroquial, restaurantes de comida caseira e um pequeno comércio complementam Piedade. Mas é a imponência da Matriz que confere uma sensível atmosfera religiosa à Vila, tornando-a apropriada às reflexões, meditações, orações e agradecimentos dos devotos por graças alcançadas ou por pedidos à Mãe Piedade.
A religiosidade é uma das tradições no município de Brumadinho e o seu histórico distrito de Piedade do Paraopeba tornou-se um centro de romaria para devotos a Nossa Senhora da Piedade. Inaugurada em Setembro de 2010, a Via das Sete Dores de Maria.
Gastronomia: Em seu entorno encontramos excelentes restaurantes que vão desde a tradicional cozinha mineira até a peculiar cozinha árabe.
Atrativos e Atividades Túristicas Recomendadas: Cavalgadas, caminhadas, vôo livre de parapente, mountain bike, Julileu de Nossa Senhora, Via das Sete Dores de Maria e os encontros de congado em setembro e outubro.

Casa Branca
Casa Branca tem uma relação direta com Piedade do Paraopeba. Foi de Piedade do Paraopeba que as tropas seguiam por trilhas dos sertões passando pela Casa Branca a procura de pedras ricas. Suspeita-se que ainda no século XVIII esta região tenha sido ocupada por contrabandistas de ouro que teriam construído uma fundição de moedas “falsas” para escapar dos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa. A edificação se tornou conhecida como “Forte de Brumadinho”, cujas ruínas estão situadas na Serra da Calçada. A primeira data de referência encontrada é do ano de 1728, quando as terras, onde hoje existe o povoado de Casa Branca, pertenciam ao Senhor Anastácio das Neves Ribeiro, passando a pertencer, em 1768, ao Senhor Custódio Pereira Coelho. O nome “Casa Branca” deve-se à presença da edificação mais antiga da região, onde funcionava uma escola. Podendo ser avistada do Alto da Serra, a escola foi legitimada como referência para as tropas que levavam mercadorias dos diversos povoados existentes na Serra da Moeda para Belo Horizonte e Ibirité.
Atualmente, Casa Branca vem se destacando com a área de hospitalidade turística. Cercada por pousadas bem aconchegantes, uma praça e bons restaurantes. O lugar ideal para descansar e namorar.
Gastronomia: Possui uma gastronomia simples e saborosa, destacando-se um restaurante que serve peixes e frutos do mar até um restaurante típicamente mineiro localizado em seu entorno.
Atrativos e Atividades Túristicas Recomendadas: Caminhadas, arvorismo, cachoeiras, mountain bike, e o festival gastronômico Brumadinho Gourmet realizado em setembro

São José do Paraopeba
A Vila está situada numa encosta da Serra da Moeda, às margens do Rio Paraopeba. Teve sua formação no início do século XVIII. O distrito de São José do Paraopeba abriga povoados como: Quilombo do Sapé, Marinhos e Ribeirão, assim como Martins, onde encontramos a Fazenda dos Martins. Um casa de fazenda do século XVIII que se tornou uma das mais ricas e importantes propriedades rurais da época da Colônia. Foi tombada pela IEPHA em 1977 e era conhecida como Fazenda Boa Vista.
Atrativos e Atividades Túristicas Recomendadas: A potencialidade turística do distrito está relacionada com uma das grandes vocações do município de Brumadinho, a produção de cachaça artesanal de qualidade. É em São José do Paraopeba onde é produzida a famosa Cachaça Boa Vitória, exportada para todo o mundo. Outro destaque é o Quilombo do Sapé, formado por descendentes de escravos libertos. A forte herança africana guarda fortes traços da cultura negra. As festas de manifestações folclóricas como o Congado, Folia de Reis, Guarda de Moçambique, Festas da Consciência Negra e a Festa de Sâo Benedito são grandes encontros culturais e turísticos.

Brumadinho é uma cidade em desenvolvimento

O município de Brumadinho nasceu como povoado no início do século XX e em 1938 nasceu como cidade emancipada. O povoado de Brumadinho surgiu em decorrência da construção de uma estação do Ramal do Paraopeba da estrada de Ferro Central do Brasil. Em decorrência da Lei Federal nº 311, de 02 de março de 1938 – que reorganizou o quadro territorial do pais, o Governo de Minas Gerais baixou o Decreto-Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938, criando o Municipio de Brumadinho.
Atrativos e Atividades Túristicas Recomendadas: Estação Ferroviaria, Casa de Cultura Carmita Passos e o Inhotim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário