E a segurança em Brumadinho! Como vai?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Potencial Turístico do Vale do Paraopeba III

Por Antônio de Paiva Moura - Jornal Circuito Notícias

Brumadinho

No meio natural como atração turística relacionam-s as cachoeiras da Costa, Toca de Cima, Águas Claras, Córrego do Feijão, Santa Cruz, Areão, Alcebíades, Carrapatos e Marques. A Serra da Moeda, onde se pratica vôos de asa delta conta com vistas deslumbrantes em diversas fases do dia, além da rica flora e de curiosa fauna.
Entre as atrações arquitetônicas destaca-se, no centro da cidade, a residência da família Fernandes do Carmo que conserva estrutura de uma fazenda com o curral, a casa com varanda e o paiol. Outro casarão importe é a casa da cultura, onde no passado foi sede do Colégio Padre Machado. Fazenda dos Martins construída em alvenaria de pedra lavrada, com varanda em balanço, construída no século XVIII; Fazenda Três Barras, com bela varanda frontal, edificada no século XX, ambas no distrito de São José do Paraopeba.
A matriz de Nossa Senhora da Piedade que passou por diversas modificações desde o século XVII e estabilizou-se na quarta fase do barroco mineiro. A Igreja de N. Senhora do Rosário, na mesma localidade, também passos por muitas reforma. Referência também para a pequena matriz de São José do Paraopeba.
As festas mais significativas de Brumadinho são a do padroeiro São Sebastião, no dia 20 de janeiro, no largo da matriz. Sempre abrilhantada pela centenária banda de música São Sebastião. Jubileu de Nossa Senhora da Piedade em 8 de setembro de cada ano. Todo povoada do município tem uma festa anual, a exemplo da festa de produção agrícola de Marinhos e a Festa do Rosário na comunidade de Sapé.
Brumadinho conta com um centro de atração turística de âmbito nacional e internacional que é o Instituto Inhotim. Além de importante jardim botânico, o instituto mantém ensino de arte e o mais importante museu de arte contemporânea do Brasil.

Crucilândia

Com relação ao meio natural, Crucilândia conta com muitas cachoeiras no ribeirão Águas Claras e nas cabeceiras do Rio Manso, entre as quais Bibocas, Machado, Amorins e Zé Ventura. Destaque também para os picos da Pedra de Sesmaria, com 1129 metros de altitude e o Novo Mundo, com 1250 metros.
Na arquitetura, a edificação mais importante e a matriz de Santa Cruz, construída no mesmo lugar da antiga capela. Sua planta baixa é em forma de cruz, simbolizando a Santa Cruz.
Com relação às festas religiosas, a Festa de São Geraldo que é de caráter puramente devocional, tornou-se a mais importante de Crucilândia. Em segundo lugar vem a festa da padroeira Santa Cruz, no dia 3 de maio.
O Festival de Carro de Bois de Crucilândia, que é realizado no último fim de semana do mês de julho, tornou-se o evento de maior atração. O desfile de carro de bois enche as ruas de apreciadores. Há sempre uma grande atração de música sertaneja com entrada franca, como Banda Cheiro de Amor e Zezé de Camargo e Luciano.

Moeda

A primeira atração natural do município de Moeda é, sem dúvida, a Serra da Moeda, de onde avistam sete cidades e todo o Médio Paraopeba. O Ribeirão da Serra, por sua declividade proporciona diversas cachoeiras, entre as quais a da Ponte, Paulinho, Fundão e Limoeiro.
Os povoados mais antigos que deram origem ao município são Vila Coco, Porto Alegre e Pessegueiro, onde são encontradas edificações mais antigas. Na cidade existem algumas casas comerciais de arquitetura popular tradicional. O edifício historicamente mais importante é a estação ferroviária.
Na Vila Coco, destaca-se a capela do Senhor Bom Jesus, com cruz frontal em alvenaria de pedra.
As festas mais importantes são: Festa de Nossa Senhora do Rosário em 12 de outubro, com apresentação de congados. A Festa do Bom Jesus em Porto Alegre, no mês de setembro e a chamada Festa do Coco, em junho.

Piedade dos Gerais

O Rio Macaúbas proporciona ao município três cachoeiras de águas cristalinas como Encontro, Pássaros e da Piedade dos Gerais.
Na praça principal existem alguns casarões em estilo colonial.
A Festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, que antigamente era 15 de agosto perdeu a tradição. Agora a festa principal é de N.S. Aparecida, no dia 12 de outubro. Peregrinação permanente no Vale da Imaculada Conceição, onde foi edificado um nicho e de pedra em forma de gruta.
O evento mais importante é a festa dos agricultores, que é no dia 7 de setembro, com shows de música sertaneja, bailes públicos, desfile de carro de bois e feiras.

Referências

MARTINS, Tarcísio. Fazenda Boa Esperança em Belo Vale. Belo Horizonte: Autor, 2007.
MOURA, Antonio de Paiva. Diagnóstico do patrimônio cultural de Bonfim. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 2005.
Antonio de Paiva Moura é professor da Escola Guignard - UEMG

*Antônio Moura - Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário