E a segurança em Brumadinho! Como vai?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Vale constrói Estação Conhecimento em Brumadinho

Estação Conhecimento de Brumadinho
tem expectativa de inauguração em 2011

O aniversário de Brumadinho comemorado no dia 17 de dezembro teve, entre as atividades comemorativas, uma visita técnica às obras da Estação Conhecimento, complexo esportivo e educacional que vem sendo construído pela Fundação Vale, na cidade.
A concorrida cerimônia contou com presença de várias representações da sociedade civil brumadinhense, autoridades e lideranças políticas do município, representantes da Vale e da Fundação Vale: Eric Font, presidente da Estação do Conhecimento; Luciano Guido, gerente-geral do Complexo Paraopeba da Vale; Avimar de Melo Barcelos, prefeito de Brumadinho; Conceição Geremias, coordenadora de atletismo das Estações Conhecimento e atleta olímpica; Cássia Cinque; gerente geral da Fundação Vale em Minas Gerais; Alcimar Barcelos, secretário municipal de Governo; Nery Braga, secretário municipal da Ação Social; Caio Júlio Xavier Rodrigues, secretário municipal de Turismo e Cultura; José de Figueiredo Nem Neto, presidente da Câmara; Roseni Sena, diretora de Inclusão e Cidadania do Instituto Inhotim; Sônia Aparecida Barcelos Maciel, secretária Municipal de Educação de Brumadinho.
Durante a visita, as crianças participaram de atividades esportivas e se divertiram nos diversos brinquedos da rua de lazer. Participaram desta programação o Coral Casa do Acolhimento, instituição apoiada pela Vale no município.
Todos os presentes puderam comprovar o andamento da obra e qualidade do empreendimento, que oferecerá as crianças e jovens de Brumadinho a oportunidade de desenvolver seu potencial em instalações que até então só são utilizadas por atletas de ponta.
O Investimento da obra é de cerca de R$ 10 milhões , efetivada através das parcerias Prefeitura Municipal de Brumadinho, Fundação Vale e Governo do Estado. A Estação Conhecimento oferecerá cursos profissionalizantes e atividades com ênfase em esporte, arte e cultura a jovens, de 7 a 19 anos e só foi possível através de parcerias entre Prefeitura Municipal, Fundação Vale e Governo do Estado. A Vale é a responsável pela construção, já a Prefeitura será a mantenedora.
O evento também marcou a formatura da primeira turma do Curso de Qualificação Profissional em Hotelaria, promovido pela Estação, e de alunos do CEP – Centro de Educação Profissional, entidade promotora de ensino profissionalizante no município.
A Estação Conhecimento Brumadinho contará com campo de futebol, pista de atletismo, quadra poliesportiva coberta e também piscina semiolímpica, edifício educacional, edifício profissionalizante, estruturas de apoio e um teatro. A unidade é a primeira a ser erguida no Estado e irá beneficiar mais de 700 jovens do município. A iniciativa é da Fundação Vale, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Brumadinho. A expectativa é que o complexo seja inaugurado em 2011, mas ainda não há data prevista.

Número de inscritos supera vagas disponíveis

As inscrições para as modalidades esportivas da Estação Conhecimento foram realizadas entre os dias 22 de novembro e 3 de dezembro, em Brumadinho e outras oito localidades do entorno. A próxima etapa são as seletivas a serem realizadas em fevereiro deste ano. A demanda é grande. Há mais de duas mil inscrições para 700 vagas disponíveis.
A Estação Conhecimento Brumadinho ofertará vagas para atividades esportivas, educacionais e profissionalizantes. E, no primeiro momento, ofertará as modalidades de atletismo, futebol e natação. Também estão previstas as modalidades de judô, além de cursos profissionalizantes em construção civil.
Estações Conhecimento preparam atletas profissionais

As Estações Conhecimento são núcleos de desenvolvimento humano e econômico idealizados pela Fundação Vale e viabilizados por meio de parcerias locais com poder público e a comunidade. Estes núcleos são constituídos como uma instituição sem fins lucrativos, nos moldes de uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP).
A proposta da Estação Conhecimento é se consolidar como um centro de referência regional de boas práticas, onde se busca o desenvolvimento das pessoas respeitando as vocações produtivas locais. O principal objetivo da Estação é deixar um legado de conhecimento sistematizado e institucionalizado apropriado pela comunidade. A iniciativa da Fundação Vale prevê a construção de 18 Estações Conhecimento no Brasil até 2012. Destas, três são em Minas Gerais: Brumadinho, Diamantina, e Governador Valadares.
O público-alvo prioritário da Estação Conhecimento são crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, que participam de atividades nas áreas de esporte, cultura e educação profissional. O intuito é desenvolver suas potencialidades físicas, intelectuais e emocionais
A Estação Conhecimento trabalha também junto à comunidade, atuando como um agente articulador de redes sociais. Respeitando as vocações produtivas locais, as Estações trabalham o conhecimento adequado para cada região, elegendo cadeias produtivas que possam ganhar escala de produção. Essas cadeias são organizadas junto aos produtores, que recebem apoio técnico e encontram nas Estações a tecnologia e articulação necessária para o processamento e comercialização de produção.
As Estações Conhecimento também procuram disseminar novas tecnologias e metodologias de aprendizagem entre seus profissionais. A maior parte deles é constituída de funcionários públicos cedidos pela prefeitura ou governo, que são capacitados para estimular práticas educativas relacionadas ao cotidiano dos alunos e das comunidades
As Estações Conhecimento também buscam descobrir e preparar atletas profissionais. Os jovens das Estações que se destacarem em suas modalidades serão encaminhados ao Centro Nacional de Excelência do programa Brasil Vale Ouro, no Círculo Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro. Este programa oferece apoio financeiro, acompanhamento profissional de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação física e assistentes sociais. O objetivo é prepará-los para conquistarem bons resultados nos Jogos Olímpicos de 2016.

2 comentários:

  1. Olá,

    preciso de um orçamento
    Pode me mandar os contatos (betina@els2.com.br)

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ok! Você pode ligar para o telefone 31-3571-6271 no horário de 9h às 11h30 e de 13h às 17h e falar com Claudia.

    ResponderExcluir