E a segurança em Brumadinho! Como vai?

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Moradores mostram satisfação com implantação de Regional Administrativa em Brumadinho

A implantação da Regional é um sonho antigo dos moradores do interior. Como o município de Brumadinho é muito extenso, o deslocamento de mão de obra e maquinário para atender o interior significa, ontem e hoje, um desperdício de tempo, de funcionalidade e de dinheiro público.
Normalmente, os funcionários públicos chegam ao trabalho em Brumadinho às 7h da manhã e, até se certificarem dos trabalhos a serem executados, saem da sede às 8h, chegando ao local do serviço às 9h. Eles trabalham 2 horas e param para almoçar às 11h. Retornam ao serviço às 12h, trabalham até as 14h e retornam para Brumadinho para prestarem conta do serviço e bater cartão às 16h.
O morador Valcir Carlos Martins, que é uma das pessoas que vivencia esta história há anos, fala sobre o assunto: “Por ser morador da zona rural de Brumadinho sempre vivenciei as dificuldades com relação ao desenvolvimento do interior. Com a implantação da subprefeitura em Marques o prefeito Neném da Asa mostra que está realmente disposto em mudar esta história. Com este avanço o prefeito esta mostrando que pretende unificar de vez cidade e interior dando oportunidade ao progresso, vez que uma máquina saindo da sede indo até Suzana leva mais ou menos uma hora e meia de estrada somando ida e volta. Perde-se muito tempo. Já com a subprefeitura em Marques, comunidade central, a distância até a mesma Suzana cai para aproximadamente vinte minutos que é a distância de Marques até Suzana. Sou morador da comunidade de Colégio distrito de São José do Paraopeba e acredito no trabalho do Prefeito e na implantação da subprefeitura vez que ao longo do tempo só vai aumentar os serviços de prestação desta regional para a população do interior. O morador não terá mais que deslocar de sua residência a sede para resolver seus assuntos com relação ao interior.As regionais hoje são modelos em vários municípios brasileiros, por que não podemos fazer parte deste modelo? Vamos acreditar na obra que é um ganho muito grande para todo município”, termina.
Para o comerciante e morador de Suzana, João do Expedito, a Regional é um sonho de 20 anos. Ele afirma que a concretização deste sonho será ótima para os moradores da zona rural. “Nós sempre falamos com os prefeitos anteriores que precisávamos de uma administração aqui e, agora, depois de tanto tempo, ela será realidade”, frisa. “Eu gostaria de parabenizar ao prefeito porque soube escolher muito bem o administrador, que é o coronel Valter. Soube escolher também, e muito bem, o local para a instalação da Administração Regional”. Concluindo, o comerciante espera que a concretização do sonho continue sendo efetivada em outras localidades: “ nossa idéia é que o prefeito continue expandindo para outras regionais; uma em Marinhos, outra em Casa Branca, assim todos serão melhores atendidos”.
Já o morador do distrito de Aranha, o produtor rural Paschoal Moreira Filho desabafa: “nós do interior sempre fomos esquecidos pela Prefeitura de Brumadinho. Agora vemos a possibilidade de alguns sonhos serem concretizados, iniciando pela Administração Regional”, informa.
“Há muito tempo a gente vem brigando para ter uma subprefeitura aqui na região. A gente sabe que o trâmite burocrático é demorado e, eu acho que o caminho é por aí, a administração está se aproximando do povo ao invés do povo se aproximar da administração”, frisa.
“Acho que a subprefeitura vai resolver muita coisa aqui para nós, pode ter certeza. Também acho que outras coisas a serem efetivadas melhorarão para o produtor rural. O secretário da Agricultura, Juca Dornas, está dando um apoio muito importante para a implantação do Barracão do Produtor, que será de grande importância para o escoamento e comercialização dos produtos e seus derivados. Agregado ao Barracão, os produtores almejam uma minifábrica de polpa cítrica, para melhor aproveitamento da mexerica poncã, transformando a mexerica de pior qualidade em ração”, acrescenta.
“Com a implantação de uma minifábrica, as mexericas pequenas e as bichadas se transformarão em polpa cítrica. A Fábrica de polpa cítrica é uma necessidade para o município, pois Brumadinho já foi o primeiro produtor de mexerica de poncã de Minas Gerais e, hoje, está em 2º lugar,” analisa.
“A fábrica de polpa proporcionará a transformação da mexerica ruim em ração animal. Com isso o município aproveitará melhor sua produção, podendo voltar à liderança em Minas”, explica.
Para Paschoal, que participa da vida coletiva de Brumadinho há anos, o que está acontecendo hoje no município em relação aos produtores rurais é um sonho plantado pelo Pedro da Emater. “O que está prestes a acontecer com a implantação do Barracão dos Produtores é um legado deixado pelo Pedro. É um sonho de 15 anos atrás, quando entraram na briga cerca de 30 produtores”, lembra. “Hoje a associação dos produtores soma 80 associados” informa.
“Com a implantação da Subprefeitura, Barracão do Produtor e Máquina Cítrica, o município de Brumadinho dá um passo significante em seu desenvolvimento. Agora é só pensar num administrador que saiba trabalhar, que não tenha objetivo eleitoreiro e que pense na coletividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário