E a segurança em Brumadinho! Como vai?

terça-feira, 27 de julho de 2010

BRUMADINHO TEM 100% DE PROMESSAS NÃO EFETIVADAS

Já faz um mês que a campanha eleitoral para presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais começaram, timidamente, pelo fato do Brasil estar ligado inteiramente a Copa do Mundo, mas agora, com o Brasil transferindo o sonho de hexacampeão para a Copa de 2014, as campanhas começaram a tomar rumo, visto que os cabos eleitorais já estão com os carros “plotados” e, os famosos santinhos começaram a aparecer debaixo de nossas portas.
Interessante que para nós, simples eleitores, os quatro anos passaram rápido demais. Tão rápido que os candidatos, em sua maioria, não conseguiram cumprir nem mesmo com os 10% das promessas da última campanha.
Especialmente em Brumadinho, um candidato a deputado prometeu na última campanha um Brumadinho100%. A apresentação foi feita na Câmara Municipal. Lembramos como se fosse hoje. Lideranças políticas foram convidadas para assistir ao Projeto Brumadinho 100% que seria realizado em parceria com uma associação cultural e um Instituto de renome.
Pois certo, com promessas que fariam de Brumadinho uma cidade modelo, os eleitores votaram e os 100%, até hoje ninguém viu. Talvez não tenha dado tempo e, o candidato repita a promessa novamente. E assim, são tantas as promessas, deste e de outros, que se fossem efetivadas, tornariam Brumadinho e as cidades do Vale do Paraopeba, as melhores cidades do mundo para se viver. E, o que vemos é o contrário. Até hoje as cidades do Vale do Paraopeba lutam para ter suas estradas interligadas asfaltadas.
Se os políticos cumprissem suas promessas de campanha o Brasil estaria no Primeiro Mundo. O que notamos, repetidamente, é que ao invés de cumprir promessas, muitos deputados, senadores e governadores, passam os quatro anos de mandato pensando em reeleição. Gastam a maioria do tempo pensando em se manter no poder e, hoje, muito mais que antes, tem grandes vantagens que as mídias oferecem, facilitando o seu contato com o eleitor, o que pode ser feito facilmente através da internet, pelos sites de relacionamento.
Infelizmente, as estratégias de se manter no poder também são visíveis através das coligações partidárias. Partidos com ideais contraditórios se coligam sem olhar para trás. E, assim, partidos inimigos se tornam amigos do dia para a noite, com o simples intuito de eleger um candidato comum. Os ideais partidários caem por terra nesta hora e, ficam engavetados para um discurso pós-eleição. Pois, o que importa no momento são as negociações: os cabos eleitorais precisam de se manter no emprego depois das eleições e, certamente, as negociações se fazem através de cotas de vagas nos gabinetes, em secretarias, enfim. Isso não é novidade para ninguém e, todos os partidos brasileiros são adeptos deste hábito. Política virou negócio e alguns a colocam como emprego. Meio de subsistência, certamente.
Outro fato que voltou a fazer parte do nosso cenário político são as inaugurações de deputados. Inauguram-se até holofotes para campo de futebol. E, também é comum os candidatos ganharem votos de um distrito inteiro, por causa destes holofotes. Em época de campanha em nível estadual e federal, os clubes de futebol são grandes beneficiados e são também, muito bons de votos. Podemos dizer que fiéis, até o fim. O futebol atrai os políticos, com certeza; muitos presidentes de times de futebol são ligados diretamente aos gabinetes de vereadores, prefeitos e deputados de nosso país.
Para não ser alvo fácil de falsas promessas, os eleitores precisam procurar saber a conduta dos cabos eleitorais, pois eles refletem a imagem de seus candidatos. Geralmente as campanhas eleitorais são encabeçadas por ex- candidatos a vereadores. Neste sentido, é por isso que alguns membros partidários são eternos candidatos a vereadores. Usam o partido e suas candidaturas a vereador para continuar mantendo empregos nos gabinetes da Assembléia Legislativa.
O Circuito Notícias cumpre o papel social de lembrar aos eleitores que existem ex-candidatos a vereadores, que hoje estão fazendo campanha eleitoral para deputados e governadores, que ainda não deram conta de cumprir as promessas de campanha em comércios do interior do município. Comerciante entrou em contado com o jornal Circuito Notícias para denunciar ex-candidato que ainda está com dívida em seu estabelecimento. Infelizmente, a única coisa que o Circuito Notícias pode fazer é alertar aos eleitores contra candidatos que agem de má fé, pois denúncias têm que ser feitas na Justiça. Sendo assim, lembramos aos eleitores que cabos eleitorais que dão prejuízos aos pequenos comerciantes espelham o que são os candidatos a deputados que representam hoje, como cabo eleitoral.
Lembramos, também, que não é fácil sair da oratória de candidatos políticos e cabos eleitorais que agem de má fé. Parecem que têm pós-doutorado na oratória de prometer. Eles realmente não se intimidam em dar prejuízo. Até mesmo o jornal Circuito Notícias, por exemplo, já caiu no conto de cabo eleitoral que ainda não acertou propaganda política de 2006. Acredite!
Infelizmente, é triste constatar, mas vale tudo para chegar ao eleitor e, principalmente, prejuízo nos bolsos do trabalhador. Neste intuito, alertamos também as promessas feitas para associações. Infelizmente, um dia ainda saberemos como, verbas e emendas surgem e, algumas vezes são extraviadas, antes de chegarem a seus destinos.
Exemplo deste tipo de promessa tem sido a Agência de Desenvolvimento do Circuito Veredas do Paraopeba, que está alavancando o turismo no Vale do Paraopeba. Em 2008 teve a promessa de um deputado de uma emenda parlamentar que não chegou. No início deste ano, no Fórum dos Prefeitos foi anunciada outra emenda parlamentar, por um deputado presente ao evento. Mas, até hoje o que viria através da emenda não chegou. Não é incomum emendas parlamentares serem anunciadas. O que é incomum é alguém anunciar que ela não chegou ou foi extraviada. Enquanto isso, as associações ficam com seus projetos prejudicados.
Não custa alertar: precisamos pensar muitas vezes antes de escolher em quem votar em 2010. Se formos levar ao pé da letra, Brumadinho tem muito mais do que 100% de promessas não efetivadas, prometidas pelos eternos candidatos que visitam nossas casas de quatro em quatro anos, através de seus cabos eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário