E a segurança em Brumadinho! Como vai?

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Asfalto é uma necessidade nas vias de acesso a Brumadinho

Por: Maria Carmen de Souza - jornal Circuito Notícias

Algumas estradas municipais de Brumadinho ainda não são pavimentadas, e isso é um grande problema. O acesso de ligação da sede ao povoado de Casa Branca, conforme matéria veiculada no jornal Circuito Notícias na edição número 204, não é pavimentado. Para complicar, a estrada é usada como escoamento de minério de ferro. A estrada municipal de ligação ao distrito de São José do Paraopeba também não é asfaltada e, esse também é um grande problema, principalmente porque é no distrito de São José que estão localizados os povoados quilombolas de Brumadinho e, é por esta estrada que se chega a Moeda, um município de grande ligação com Brumadinho. A estrada que liga o distrito de Conceição de Itaguá à Br 381, a estrada da Conquistinha, também não é asfaltada. E, esse também é outro grande problema, pois é no distrito de Conceição de Itaguá que está localizado o Instituto Inhotim; um museu de arte contemporânea e jardim botânico visitado por turistas do mundo inteiro. Se a estrada fosse asfaltada, os brumadinhenses e os turistas poderiam cortar caminho pela ligação da Br-381, sem precisar passar pelo município de Mário Campos, que é um trecho também de péssima qualidade.
Por falar em turistas e estradas, Brumadinho está se projetando e engatinhando no segmento turismo econômico. Para que Brumadinho seja bem sucedido nesta nova economia, é preciso ter estrada, principalmente porque o município não está sozinho, mas está projetando um desenvolvimento turístico com as cidades do Vale do Paraopeba. Para chegar aos pontos turísticos que cada cidade do Vale tem, é preciso via de acesso que favoreça o trânsito de veículos automotores. E, as estradas de ligação para alguns municípios são de péssima qualidade, exemplo são as estradas para Rio Manso, Bonfim e Moeda.
O que deixa as lideranças turísticas e comunitárias mais esperançosas é a notícia de que a Prefeitura está se mobilizando para asfaltar as estradas municipais. A página 5 desta edição retrata a mobilização para efetivar o asfaltamento da estrada da Conquistinha. Na reunião com as empresas usuárias da estrada foi comentada, também, a intenção de asfaltar a estrada de ligação a Rio Manso, através de uma parceria com a Copasa. Também há uma mobilização para asfaltar a estrada de ligação a Casa Branca, que é um povoado de grande fluxo turístico. Agora, só falta uma mobilização para asfaltar a estrada de ligação ao distrito de São José do Paraopeba e município de Moeda. A estrada de péssima qualidade impede a visitação nas festas tradicionais e culturais.
Uma iniciativa também que deixa a população esperançosa é a mobilização pela volta do trem de passageiros. Com o retorno do trem, o distrito de São José do Paraopeba terá um ganho certeiro. A linha de trem passa pelo distrito e tem parada em alguns de seus povoados, como Marinhos, que tem uma estação ferroviária. Além disso, o trem de passageiros tem destino de Belo Horizonte a Conselheiro Lafaiete. Vamos torcer para que este transporte seja reativado o mais breve possível e, que juntamente com estradas trafegáveis, contribuam para o desenvolvimento do turismo em Brumadinho e cidades do Vale do Paraopeba.
Vamos torcer para que estes asfaltamentos sejam efetivados o mais breve possível, porque é preciso oferecer estrada de acesso aos pontos turísticos da região. Estradas asfaltadas serão muito úteis para receptar os turistas da próxima Copa do Mundo, em 2014. Vamos torcer para que tudo dê certo.

Um comentário:

  1. Olá, boa tarde!!!!

    Qual o melhor caminho para ir de Brumadinho a Moeda??

    Obrigado.

    Zegeraldo

    jgaraujo@gmail.com

    ResponderExcluir