E a segurança em Brumadinho! Como vai?

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Clube de Mães do Bairro Santa Efigênia comemora 23 anos de atividade

Matéria : Maria Carmen de Souza/editora do Circuito Notícias



No dia 27 de Março o Clube de Mães do Bairro Santa Efigênia de Brumadinho, comemorou os seus 23 anos de história e atuação conjunta.

A comemoração foi realizada no Centro da Juventude do Bairro Santa Efigênia, onde senhoras, veteranas e calouras, do Clube, comemoraram com muita alegria o momento histórico, na presença de familiares e convidados. Antes da recepção, o público presente participou de uma missa celebrada pelo padre Gilberto.

O Clube nasceu informalmente através do Círculo Bíblico do bairro. As integrantes, donas-de-casa, chegaram a conclusão, em cima da palavra de Deus, que deveriam fazer alguma ação para ajudar a comunidade. Foi aí que começaram a se reunir no Salão São Vicente de Paula, no próprio bairro e, conseguindo registrar o Clube em 1987. Nesta época cerca 40 mulheres aprenderam corte e costura através do Clube, que depois de registrado recebeu uma verba social para manter o curso no Clube de Mães.

Depois que o Clube de Mães foi registrado nasceu a idéia de fazer uma creche no bairro, pois as mães não tinham onde deixar as crianças para trabalhar. E, pouco tempo depois, através de uma verba intermediada pela deputada Júnia Marise veio para Brumadinho para esse objetivo social. Mas, segundo lembram as senhoras veteranas, com a boa notícia veio um desafio, pois para receber a verba o Clube precisava de um lote para construir a Creche. Ousadas, as senhoras donas-de-casa fizeram um empréstimo com o padre Michel e compraram três lotes no bairro Lourdes. O dinheiro era um repasse da igreja do Inhotim e, o interessante foi que o Clube pagou as promissórias em dia, através da ajuda da comunidade.

Para construir a Creche o Clube de Mães recebeu, naquela ocasião, outras verbas que vieram do exterior, da Bélgica e da Austrália. E, muitas pessoas da comunidade se dedicaram a essa empreitada, como o padre Michel, Sr. Abelardo, Filomena Jardim e as famílias do Bairro Santa Efigênia. Valeu promover até baile para arrecadar fundos para pagar as contas dos materiais de construção, em 1988, com as moças do bairro, filhas das mães do Clube, entre elas; Iara Moreira Jardim, Maria Carmen de Souza, Maria Alice da Silva e Laurita e, as filhas da dona Helena". Muitos ajudaram, até que a obra foi finalizada em 1993, através do empenho de Filomena Jardim e do prefeito Tunico da Bruma. Foi também em 1993 que a Creche começou a funcionar e funciona até hoje, atendendo a mães trabalhadoras da Sede. Mas, como a Secretaria de Assistência Social também funcionava no prédio, paralelamente, logo um pai do bairro Santa Efigênia reclamou e, a Assistência se mudou. Aí, o Clube de Mães começou a funcionar no local, depois do expediente da creche, com a continuidade dos cursos, mas as próprias alunas pediram para o Clube ir para outro lugar.

Depois que o prefeito Tunico da Bruma terminou seu mandato, as mães do Clube e da Pastoral da Criança se uniram para continuar mantendo a Creche, voluntariamente, para não deixá-la fechar. Logo, a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e dos Adolescentes de 1997, Mônica Maciel, secretária de Assistência Social reativou-a novamente, através da prefeitura, realizando um novo convênio, que não contava com o pagamento do prédio. Foi na administração do Nery Braga que o Clube começou a receber um salário mínimo de aluguel do prédio e, só em 2002, o Clube de Mães começou a receber valor real do aluguel do prédio onde funciona a creche municipal, até hoje, no bairro de Lourdes. O dinheiro do aluguel é investido na construção da sede própria, também no Santa Efigênia.

Entre tantas atuações do Clube, até cooperativa ele tentou, mas, não foi para frente. O Clube de Mães passou um momento de estagnação, mas foi reativado com toda força em 2002, abrindo espaço para novos integrantes que vieram para somar, como Nara Paraguai, que colocou em dia os documentos do Clube.

Outra atuação do Clube de Mães que está dando certo é o Grupo da 3ª Idade do Santa Efigênia, que se encontra no espaço do Centro da Juventude Santa Efigênia.

Como mostraram que sabe muito bem multiplicar o pouco que tem, através da responsabilidade e participação comunitária.

O Clube sabe multiplicar o que tem: para construir a Creche compraram três lotes, mas usaram dois. O lote que sobrou foi trocado em dois, também no bairro Lourdes e, com a necessidade de construir a sede, venderam os dois, e compraram um lote na rua Suzana, no coração do bairro Santa Efigênia, onde a maior parte das integrantes moram. Sobrou dinheiro para investimento em material de construção.

Na sede do Clube de Mães o grupo objetiva deixar maquinário para uso das mães, promover cursos, disponibilizar local para o encontro do Grupo da Terceira Idade e instalar uma brinquedoteca para as crianças, enquanto as mães fazem suas atividades.

Na comemoração do aniversário do Clube de Mães, em comum acordo foi comemorado o aniversário de dona Luzia, uma das fundadoras do Clube que comemorou seus 80 anos e, também foi homenageada dona Maria José, uma das fundadoras do Clube de Mães e, uma das grandes colaboradoras do Clube, Elci.

O Clube de Mães do Bairro Santa Efigênia é um exemplo para toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário